ACUPUNTURA EM CÃES E GATOS

A acupuntura é uma medicina chinesa, que vem crescendo pouco a pouco na clínica médica de pequenos animais, trazendo como principais benefícios:

– relação custo-benefício, já que não trata apenas a afecção principal mas promove um equilíbrio de todo o organismo do paciente

– é uma terapia sem efeitos colaterais, pois não é invasiva e não utiliza substâncias químicas

– animais com gastrites, sensibilidades digestivas ou alergias a determinados medicamentos devido a necessidade do uso contínuo dos mesmos, podem ter suas doses reduzidas ou até mesmo excluídas em alguns casos, com a associação da acupuntura.

 

É uma terapia que se baseia na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo ( acupontos), de forma totalmente indolor.

Os acupontos quando estimulados, liberam vários neurotransmissores, sendo o principal deles a endorfina. Assim também como promovem a regulação de hormônios.

Esses pontos específicos da acupuntura que estão distribuídos nos meridianos por todo o corpo, são diferenciados dos demais locais do corpo de forma bioquímica e biofísica.

O que ocorre quando se agulha os pontos é uma sensação chamada pelos chineses de “De Chi”, relatada em humanos como formigamentos, pruridos, sendo que sua intensidade depende da sensibilidade individual.

O diagnóstico da enfermidade é feito pela MTC, levando-se em conta sempre o desequilíbrio de energia e baseando-se nos 5 elementos da natureza ( terra, fogo, madeira, água e metal), yin e yang e relação dos elementos naturais com os órgãos e vísceras do corpo.

Os 5 elementos se relacionam de forma cíclica e de contradominância, assim como as doenças
Os 5 elementos se relacionam de forma cíclica e de contradominância, assim como as doenças

As agulhas colocadas adequadamente em seus acupontos, seguindo o diagnóstico chinês podem trazer resultados significativos a partir da 4º a 6º sessão, dependendo da fase e da doença. Em casos de dores, os resultados são vistos imediatamente.

O tratamento com as agulhas pode ser utilizado como tratamento único ou adjuvante a terapia medicamentosa, conforme a enfermidade.

As principais utilizações da acupuntura são: hérnias de disco, convulsões, dermatites por lambedura, distúrbios comportamentais (ansiedade, medo excessivo, coprofagia, etc), gastrites, diarréias crônicas, paralisias, tendinites, distrofias musculares, dores musculares, seqüelas de cinomose, pós operatório de cirurgias ortopédicas, entre outras.

A acupuntura em cães e gatos pode ser indicada para todas as doenças reversíveis, ou seja, suas contra-indicações são os tumores, doenças degenerativas, animais muito imunodeficientes. Nesses casos, após avaliação do médico veterinário, a acupuntura pode ser indicada de forma paleativa para aliviar dores e melhorar a qualidade de vida do animal.

As sessões de acupuntura geralmente são realizadas semanalmente e vão sendo espaçadas conforme a melhora do animal. O tratamento pode durar de 1 mês até 6 meses, ou em casos paleativos, para o resto da vida, com sessões de manutenção.

Como todas as outras terapias, alternativas ou não, quanto mais cedo o animal for tratado com a acupuntura, mais rápido obtemos o sucesso terapêutico.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s