Medicina Tradicional Chinesa

yin-yangA Medicina Tradicional Chinesa (MTC) denomina o conjunto de práticas médicas tradicionais usadas na China desde aproximadamente 4000 a.C. As principais terapias chinesas são:

– acupuntura

– moxabustão

– auriculoterapia

– dietoterapia

– fitoterapia

– ventosaterapia

– tui ná

– práticas físicas (Tai Chi Chuan, Chi Kung, etc)

A MTC possui um complexo embasamento filosófico que se fundamenta na interação do organismo com a natureza e analisa o ser enfermo como um todo, o que a torna uma medicina holística.

O diagnóstico da MTC baseia-se em uma consulta bastante diferenciada da medicina ocidental. O exame consiste em observações, cheiros, toques, diversas perguntas a respeito do paciente, exame da língua e pulso, fornecendo assim dados importantes sobre a condição energética do indivíduo avaliado.

Outros princípios essenciais para o diagnóstico chinês, o qual é obtido através da consulta bem realizada conforme citado anteriormente, são a consideração do yin – yang e relação de órgãos/vísceras com emoções e outras características individuais.

Leva-se em conta que todos os indivíduos possuem meridianos distribuídos por todo o corpo. Esses meridianos permitem o fluxo de energia (Qi). Cada meridiano representa um órgão e víscera do organismo, que na enfermidade pode estar com energia deficiente, estagnada, refletindo ainda em síndromes de calor, frio, umidade, ou com vento.

O tratamento da MTC vai retirar essas causas que podem ser externas ou internas, tonificar ou sedar, esfriar ou aquecer, movimentar a energia e assim permitir que o fluxo energético seja equilibrado, e como tudo é cíclico, dessa forma se obtém o equilíbrio de todo o organismo. Ou seja, o paciente pode perceber uma melhora não somente na sua queixa principal, mas em todos os seus outros aspectos de higidez.

Na China, essa medicina é amplamente praticada, sendo que é reconhecida pela OMS da ONU, e não é apenas utilizada em casos crônicos que outras terapias já não conseguem tratar, mas sim como primeira alternativa além de ter seu efeito também preventivo, já que se fundamenta no holismo.

A MTC merece nosso respeito já que se perpetua há tanto tempo e nos mostra uma medicina em que indica uma abordagem mais humanista, com uma visão mais ampla sob o indivíduo enfermo e sua maravilhosa relação com todos os elementos da natureza.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s