O que são as terapias alternativas?

cão enxaquecaAs terapias alternativas, como o próprio nome sugere, são todas aquelas que diferem da medicina tradicional, isto é, da alopatia, cirurgia e demais procedimentos invasivos.
Pode-se considerar como algumas dessas terapias os florais de Bach, a fitoterapia, cromoterapia, reiki,  acupuntura e homeopatia.
Todas essas terapias podem ser aplicadas nos animais também, os quais costumam apresentar ótimos resultados.
A maioria dessas terapias baseiam-se praticamente no equilíbrio energético, pois acreditam que as doenças surgem devido a uma deficiência ou excesso de energia.

As terapias alternativas podem ser indicadas para tratar os mais diversos distúrbios, desde que se trate de doenças reversíveis, assim também como distúrbios comportamentais. Podendo ser utilizadas como terapia única ou associadas a outras, de acordo com a terapia escolhida e a afecção.

Os animais além de responderem de forma bastante positiva a esses tratamentos, também aceitam muito bem o procedimento, pois são  indolores. Acredito, que os animais por estarem com seu vínculo, quase que intacto ainda, a natureza, possuem essa susceptibilidade maior de resposta a esses tratamentos.

Essa terapêutica alternativa vem apenas somar aos inúmeros caminhos que podemos seguir diante de uma enfermidade em nossos tão queridos animais de estimação.

Essas terapias também abrem nossos olhos para a possibilidade e privilégio que temos de poder oferecer aos pequenos animais uma vida mais esquilibrada e fundamentada sempre no maior bem-estar.

2 comentários em “O que são as terapias alternativas?”

  1. Olá Doutora Maristela Schoenherr!
    Gostei muito de todos os trabalhos apresentados no seu blog. Eu sou estudante de Medicina Veterinaria na UFPB, e me interesso bastante por medicina alternativa, na sua opinião qual seria o primeiro passo pra quem está iniciando o curso de Veterinaria e que mostra interesses em Medicina alternativa ( Fitoterapia)?

    Consideravelmente, agradece desde já,
    Ana de Fatima Andrade

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s