FITOTERAPIA

fitoterapiaA fitoterapia é a utilização de extratos de plantas no tratamento das doenças. Pode ser usada na forma tópica ( imersões, cremes) ou oral ( chás, cápsulas)

É mais uma das terapias alternativas que os animais respondem muito bem e pode ser usada unicamente ou associada a qualquer outro tipo de tratamento.

Já existe há mais de 3000 anos, sendo que começou a ser utilizada na China.

Apesar de o tratamento se basear  na utilização das plantas, não devemos nos enganar e utilizá-las de forma indiscriminada. Pois as plantas podem estar contaminadas, ou causar efeitos tóxicos ou colaterais. gato_comendo_planta

Os extratos das plantas possuem características bastante particulares que nos permite aplicá-las nas enfermidades baseando-se no diagnóstico da medicina chinesa. Pois todos os princípios ativos possuem relações com determinados órgãos e são utilizados para  tonificar a energia, ou sedar, ou  retirar umidade,  vento, esfriar, aquecer, e assim por diante.

Portanto é necessária a orientação médica assim como acompanhamento.  Faz-se necessário, além do diagnóstico formado,  saber os princípos  das plantas, assim como a parte da mesma a ser utilizada.

plantaAtravés da fitoterapia, a natureza nos mostra mais uma vez que estão sob nossos olhos infinidades de riquezas que podem nos auxiliar em uma vida mais saudável e com maior bem estar. Porém, é necessário que se respeite essa alternativa de tratamento como qualquer outro leque da medicina, pois exige também conhecimento da vasta variedade de plantas e sabedoria em seu emprego.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s