Alopatia x terapias alternativas

joao-radich-iA maioria das pessoas buscam alguma das terapias alternativas quando já não encontram o resultado esperado na nossa medicina tradicional. Trata-se de uma atitude que não acontece no Oriente, e pouco a pouco vêm mudando em nosso Ocidente. Pois as terapias alternativas, diferente do que o nome sugere, podem sim muitas vezes substituir tratamentos alopáticos no início das doenças. Porém, é fundamental que as pessoas que  procurem qualquer uma das medicinas alternativas, tanto em doenças agudas ou crônicas, tenham em mente de que a forma que ela atua é bem diferente da alopatia. Além desse conhecimento sobre essas terapias na hora de tratar seu animalzinho, é essencial confiança no profissional que a aplica.

 

A alopatia trata as doenças através da supressão de seus efeitos, isto é, para um vômito ( emese) administra-se um antiemético, para uma diarréia, aplica-se um antidiarréico, e assim por diante vem o antibiótico contra infecções, antiinflamatório reprimindo a inflamação, antiespasmódico para cólicas, etc. A alopatia baseia-se na lei dos contrários, o que quer dizer, que o princípio ativo vai atuar CONTRA O SINTOMA.

Já, a homeopatia e acupuntura, tratam O INDIVÍDUO e não apenas o sintoma, pois já na primeira consulta vão avaliar todo o animal além da queixa principal.cao_e_gato

A acupuntura baseando-se na medicina chinesa e a homeopatia baseando-se na lei dos semelhantes, isto é, procura um princípio ativo mais semelhante possível com os sintomas que o enfermo está desenvolvendo, para que assim se obtenha a cura.

Na alopatia, na maioria dos casos, percebemos uma melhora rápida do paciente, pois ocorre um ANULAMENTO do sintoma, que na medicina tradicional temos como a cura.

 Já nas terapias alternativas nem sempre essa melhora é rápida, pois ela procura reequilibrar a ENERGIA VITAL do paciente para que então ocorra a cura. Dessa forma, cada caso é bastante individual, alguns pacientes tratados com acupuntura podem apresentar algum outro sintoma que antes não apresentavam, e isso nos mostra que o mesmo é sensível ao tratamento e está respondendo a ele, reorganizando a energia de seus meridianos para que ocorra o equilíbrio ( cura).

E na homeopatia, às vezes alguns pacientes assim que recebem o medicamento homeopático podem ter uma piora dos sintomas, pois não é suprimido o sinal clínico mas sim buscado um EQUILÍBRIO de sua energia vital, sendo necessário uma resposta do próprio organismo para a cura.

homeopatia2

Ainda existem muitos mitos sobre essas terapias, acreditando-se leigamente que são terapias que são muito demoradas, ou tratam somente doenças crônicas, ou muitas vezes que não servem para a maioria das enfermidades, entre outras coisas que se ouve por aí.

Mas não é bem assim, cada animal de acordo com cada enfermidade, e em que estágio que essa se encontre, vai responder de uma forma, rápida ou demorada.

Assim como a alopatia atua mais rapidamente quanto mais cedo buscá-la, as outras terapias também. Casos mais crônicos terão um tratamento mais demorado.

 

Devemos levar em conta que essas alternativas “novas” de tratamento precisam ser aplicadas por profissionais capacitados para que não caiam em desmérito os seus princípios. Assim como é importante que os donos dos animais se informem a respeito, muitas vezes é necessário paciência e confiança nos tratamentos.

Muitos casos de acupuntura, por exemplo, requerem uma continuidade de suas sessões, porém por mais tempo que leve, a relação custo-benefício é sempre muito favorável, pois não produz efeitos colaterais e pode prevenir demais doenças. E assim também a homeopatia, muitos pacientes respondem com sinais que não podem ser suprimidos como na alopatia, e o cliente necessita dessa paciência e confiança no médico-veterinário.

 

gato+duvida_bmpEnfim, você deve estar se perguntando…qual optar?? qual é a “melhor” ???

São terapias que possuem princípios e filosofias bastante diferentes, porém todas devem ser estudadas e respeitadas de igual forma, muitas vezes até associadas, pois o que buscamos como médicos-veterinários é o máximo de bem-estar e plenitude de saúde aos nossos estimados bichanos. Sendo assim, o que vale é SOMARMOS com essas alternativas de tratamento que cada vez mais se fixam em nosso campo.

Devemos aproveitar ao máximo que o nosso leque de opções em termos de medicina veterinária está crescendo, para que assim, da melhor forma possível, consigamos cada vez respostas mais satisfatórias para os clientes e sobretudo, seus animaizinhos. Pesando sempre aquela que cause mais conforto ao animal e menos efeitos ao organismo, para que a finalidade da medicina seja realmente cumprida= a cura do paciente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s