CASO CLÍNICO: Doença do disco intervertebral X ACUPUNTURA

Paciente: Zeus007

Espécie: canina

Raça: Golden Retriever

Idade:  3 anos

 

Queixas principais: animal demonstrava dor nos membros pélvicos, andava com membros rígidos e coluna um pouco arqueada, já não corria e nem se movimentava como antes.

Outro sintoma relatado durante consulta era o de o animal morder e arrancar os pêlos da região do pulso dos membros torácicos.

 

O diagnóstico foi de doença do disco intervertebral, na região tóraco-lombar, baseado na sintomatologia clínica e raio-x de coluna.

011

Tratamento: recebeu durante mais ou menos 2 semanas antiinflamatórios e vitaminas prescritos por outro veterinário que o encaminhou para acupuntura.

Realizamos 4 sessões semanais, tendo resposta bastante significativa de alívio de dor. Logo espaçamos para sessões quinzenais, realizando 2 sessões quinzenais. Percebemos melhora progressiva, sendo que animal já brinca e corre como antes, não teve mais nenhuma crise de dor, mesmo já não recebendo mais medicações orais e proprietária não observou mais também prurido nas patinhas.

Atualmente o paciente aguarda a terceira sessão quinzenal de acupuntura e mantendo-se estável nesse quadro, realizaremos mais uma ou duas sessões mensais, de acordo com sua resposta, a qual só vem se mostrando bastante positiva , além de rápida, perante o tratamento com acupuntura.

013Lembramos que a resposta rápida do indivíduo, afora suas condições particulares, também se deve a procura rápida pela terapia. Lesões que envolvem sobretudo as vértebras da coluna, se não forem tratadas no início de sua inflamação podem ocasionar uma compressão medular, acarretando em sintomas neurológicos como incontinência urinária e fecal, paralisia de membros podendo até gerar sequelas irreversíveis. Portanto,  parabenizamos o proprietário e médico veterinário que encaminhou para o tratamento adjuvante com acupuntura, ainda no início dos sinais clínicos.

 

Atitudes como essas resultam na certeza de uma resposta satisfatória, e além de conseguirmos o objetivo primordial da medicina que é o bem-estar e saúde de nosso paciente, percebemos que a consciência do proprietário e o trabalho em equipe da classe médica-veterinária, apenas acrescenta positivamente à vida de nossos bichanos. 

E o Zeus, com certeza, agradece!

014

1 thought on “CASO CLÍNICO: Doença do disco intervertebral X ACUPUNTURA”

  1. Querida, Mari! Parabéns pelo trabalho. Como sendo vet tb, posso afirmar que acupuntura é esplêndida em casos como esse, quando o tratamento clínico convencional é limitado, frustrante e ineficaz. Espero que o bem estar de nossos pacientes estejam sempre acima de nossos egos pessoais, pois se o Zeus não tivesse sido encaminhado para vc por outra colega, ele com certeza estaria pior e pior e pior! Falando nisso, já te recomendei para outra colega! hihihihi Preciso de mais cartões seus… acabaram… hihihihi. Beijos, linda! E parabéns pela vitória!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s