Como é feita a consulta de acupuntura e homeopatia?

Como já explicado anteriormente, tanto a acupuntura como a homeopatia tratam-se de medicina holística; sendo assim, a consulta vai se basear  principalmente nos dados do indivíduo e não somente nos sintomas que o mesmo apresenta.

Pois, repito, tratamos o indivíduo, procurando reequilibrar sua energia vital e não somente eliminar os sinais clínicos.

O primeiro passo na consulta veterinária pela medicina alternativa é  um  questionamento ao proprietário relacionado com características gerais, individuais, de comportamento, preferência e hábitos do animal.

Quanto mais peculiaridades o proprietário saber informar sobre seu bichinho, mais rapidamente se chegará a um diagnóstico.

Muitas vezes, deparo-me com proprietários que não estão habituadoa em “reparar” certas atitudes do animal, as quais muitas vezes são a palavra chave para um diagnóstico na medicina holística veterinária. Dessa forma, muitos clientes, após a primeira visita, passam a observar melhor o paciente em casa e retornam com novos dados na outra sessão.

Após uma longa conversa com o proprietário e um amplo histórico do animalzinho, aí partirei para o segundo passo.

Nessa etapa faço um exame físico do animal. Além do habitual exame pela nossa medicina ocidental, observo também  língua, qualidade de pelagem, coloração de pele, brilho nos olhos, entre outras características individuais de cada paciente.

Após os dados obtidos através do proprietário e da observação ao animal chego a um diagnóstico pela medicina tradicional chinesa ( no caso de acupuntura) e a um medicamento “simillimun” ( no caso da homeopatia).

O tratamento de acupuntura é iniciado imediatmente após a consulta, já a homeopatia, na maioria dos casos, é incluída na próxima sessão, pois é necessário uma pesquisa em relação a todas as características individuais e os medicamentos homeopáticos, obtendo de uma forma mais segura o medicamento mais adequado ao paciente. 

Após feito o diagnóstico, será dado então o prognóstico, isto é, a frequência das sessões, duração do tratamento e onde a acupuntura vai atuar, além do medicamento homeopático e sua dosagem.

A consulta demora de 30 minutos até uma hora  e meia. Todas as diferenças entre as medicinas são esclarecidas, assim como as possíveis dúvidas do cliente frente a “nova” terapia.

Ressalto aqui, mais uma vez, a importância do proprietário observar seu animalzinho em casa: seus gostos alimentares, suas preferências climáticas, suas características com outros animais, pessoas, relação de seus sintomas com situações do dia-a-dia ou estações do ano/clima, urina, fezes e assim por diante. Pois, como se trata de uma medicina veterinária, em que não há um relato direto do paciente sobre suas dores e sintomas, dependemos totalmente dos dados passados pelo proprietário.

Muitas vezes, características ou situações que o cliente pode julgar supérfluo pode fazer a diferença numa consulta holística.

Consequentemente, essas medicinas permitem que um vínculo mais firme e próximo seja criado entre paciente, proprietário e todo seu ambiente que o rodeia, muitas vezes resgatando relações e/ou fortalecendo as mesmas.

2 thoughts on “Como é feita a consulta de acupuntura e homeopatia?”

  1. Maris…Esse tipo de tratamento alternativo é muito interessante! Fico muito orgulhosa de ter uma amiga que estuda profundamente e com tanto amor o assunto!!! Parabéns pela dedicação…e espero vc fazer o curso em humanos…serei sua paciente!!! Beijos

    1. obrigada É!!! =) é esse respeito e carinho que me ajudam numa área tão difícil tb!!
      e estou ansiosa pelo curso de acupuntura humana..vou me informar qdo abrirá a próxima turma 😉

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s