Acupuntura: com alopatia???

Ainda vejo, que existe muita dúvida a respeito desse tema, tanto da parte de clientes como de colegas de profissão. Percebo que clientes que tratam seus animaizinhos com medicina tradicional ocidental e que procuram uma medicina alternativa,  acham que é necessário interromper os medicamentos para iniciar a acupuntura ou vice-versa. Além, de veterinários que erroneamente orientam seus clientes a optar por  um tratamento OU outro, ou ainda suspendem o uso da acupuntura para iniciar o tratamento alopático.

Por me deparar com situações dessas no meu dia-a-dia, resolvi então escrever sobre esse assunto, de forma apenas esclarecedora e elucidativa.

A acupuntura, como já descrito em outros posts,  trabalha  com a energia do animal, controlando sua qualidade e quantidade  para levar ao equilíbrio e cura da doença. A alopatia, como também já esclarecemos, trabalha com a supressão de sintomas para obetnção da cura. São dois caminhos diferentes, porém que levam ao mesmo objetivo.

Tendo claro isso em mente, creio ser lógico que, usando as duas terapias, na maioria das vezes, o resultado que se busca será obtido de forma mais rápida e duradoura, pois há uma soma dos efeitos das duas medicinas.

Lembro ainda, que a acupuntura associada a alopatia, vai reduzir os efeitos colaterais ( ex. gastrite)  que possam existir pela administração de muitos medicamentos.

Existem controvérsias quando o paciente recebe corticóides e há indicação de acupuntura. Muitos clínicos alopatas não acreditam na associação das terapias.

Porém, o que se tem estudado e encontrado em literaturas de medicina chinesa é  que o corticóide pode retardar o efeito da acupuntura, porém, nunca anulá-la.

Antibióticos, antiinflamatórios, analgésicos, antieméticos, antidiarréicos e toda a farmacologia em que se fundamenta a medicina ocidental, não suprime ou anula os efeitos energéticos causados pelas agulhas.

É visto que uma não interfere negativamente na função da outra, pelo possível uso de aplicações de alguns fármacos diretamente em pontos de acupuntura. ( aquapuntura, terapia neural).

A acupuntura, assim como qualquer outro tratamento, tem seus efeitos prejudicados, somente com a suspensão de seu uso inadequadamente, ou seja, sem a indicação do terapeuta especialista. Ou, obviamente, o uso dela de forma indiscriminada.

O efeito principal da acupuntura se dá pela continuidade das sessões. Muitas pessoas, preocupadas com seus bichanos, e querendo uma resposta rápida, às vezes questionam quanto a terapia diária. Geralmente, isso não se faz necessário, pois o mais importante nessa terapia é a sua frequência permanente que é reduzida gradativamente, de acordo com cada caso individual.

A acupuntura, assim como qualquer outra medicina alternativa, surge e se expande com o intuito não de SUBSTITUIR a medicina ocidental ( alopatia), mas sim, trabalhar de forma ADJUVANTE a mesma, ou única em alguns casos, mas sempre com preocupação em ampliar o bem-estar do paciente.

No mundo atual, a medicina veterinária tende cada vez mais em promover serviços terceirizados e especialistas. Assim como já vemos em grandes cidades, muitos veterinários especializados em determinadas áreas, hospitais veterinários com terceirização de serviços veterinários, seguindo o modelo da medicina humana; tudo para cada vez mais proporcionar um atendimento melhor e mais seguro ao nosso estimado paciente.

É essencial que os clientes questionem sempre os profissionais responsáveis por seus animais, tirem suas dúvidas e saiam dos consultórios com o caso compreendido, para que assim possam se aproximar mais dos seus bichinhos e aumentar o vínculo cliente-médico veterinário. Além de ser um dever nosso, como profissionais, esclarecer sempre de forma mais clara e sincera possível o quadro clínico do paciente. 

Também se faz fundamental que os médicos veterinários procurem acompanhar o crescimento de nossa área, além de promovê-lo, procurando o estudo diário, o aperfeiçoamento na profissão, o espaço para a terceirização, para que dessa forma, a medicina veterinária seja cada vez mais reconhecida e nós como veterinários, possamos nos sentir realizados, os clientes satisfeitos e principalmente, nossos pacientes, cada vez mais dispondo de variados recursos para sua cura.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s