Acupuntura é muito cara?

A acupuntura  é uma especialidade que ainda está em sua fase de crescimento inicial. Apesar de existir há mais de 4000 anos, apenas agora vem sendo mais utilizada e procurada pelo seu alívio em doenças ou dores crônicas, como um último recurso após o insucesso de outras tentativas.

Porém na região oriental, a acupuntura é utilizada de forma preventiva ou como primeira opção de tratamento em muitas doenças.

Isso se deve principalmente a uma cultura diferente.  Aqui no Ocidente, nossa medicina tradicional baseia-se na supressão de sintomas. Buscamos então o aprimoramento de medicamentos, a amplitude do espectro de ação do princípio ativo, resultando num medicamento mais forte e se possível com menos efeitos colaterais.

Sendo assim, pela cultura ocidental, quanto melhor a qualidade do produto, quanto mais potente for o medicamento, maior será seu custo.

E o tratamento pela nossa medicina tradicional requer, algumas vezes, o uso de muitos medicamentos juntos. Por exemplo, um cão com dermatite alérgica: na maioria dos casos, quando as lesões são extensas e o problema é crônico, vai precisar de um antibiótico e/ou um antifúngico para controlar as infecções secundárias, um antihistamínico para controlar a coceira ou ainda um corticóide, e muitas vezes também, um protetor gástrico para evitar uma gastrite e possíveis vômitos devido as medicações. E associado a essa terapia oral, normalmente se faz necessário banhos com shampoos medicamentosos. 

Esse mesmo animal com dermatite alérgica, sendo tratado com acupuntura, em muitos casos, dispensa o uso de qualquer medicação ou no mínimo a redução de alguns produtos. Pode-se associar a acupuntura, o uso de fitoterápicos ou homeopatia, que são terapias extremamente baratas e dispensarão o uso da alopatia, nesse caso.

Logo, é essencial que analisemos cada caso, colocando a risca todos os custos de cada terapia, a curto e a longo prazo. Pois lembramos que a acupuntura equilibra o indivíduo como um todo, ao mesmo tempo que pode estar tratando uma ansiedade que pode estar ocasionando o problema no animal, também estará melhorando sua pele e pelagem, diminuindo seu prurido, protegendo seu estômago e assim por diante.

Outra observação importante é que se trata de uma especialidade. Todos os profissionais que estão aptos a fazê-la investiram nesse processo, pois tiveram que fazer uma pós-graduação, um curso, enfim, um aperfeiçoamento na área de acupuntura veterinária. E toda especialidade, seja ela na área humana ou veterinária, vai apresentar um diferencial de custo.

Outro fator importante a considerar, além da relação custo x benefício, é que as pessoas esperam da acupuntura uma resposta rápida e, em alguns casos, até milagrosa. A acupuntura, assim como a alopatia, também possui suas limitações e também seu tempo de ação de acordo com o estágio da doença e grau da lesão.

É necessário, que se crie ou amplifique o campo de visão, que sejamos aptos a  mudanças que trazem o crescimento.

A acupuntura é cara?? Ela tem custo, assim como qualquer outra terapia. Algumas vezes um mês de tratamento é necessário, outras vezes um ano. Mas ela traz também inúmeros benefícios, alguns até de forma preventiva e consequentes ao atual tratamento.

E o que é mais importante, se for bem aplicada, por um profissional competente, ela raramente provocará efeitos colaterais.

Os custos, infelizmente, existem, prá tudo. É primordial porém, que analisemos o que mais vale a pena, o que será um custo atual, apenas um tratamento paleativo ou um investimento em saúde, em qualidade de vida.

O que é tradicional vai sempre manter seu lugar, mas nós temos o raciocínio, a versatilidade, o bom-senso que nos torna seres humanos e permite nossa evolução. Que façamos o uso disso tudo então, sem perder as raízes ocidentais, mas usando e acrescentando-as as novas oportunidades para se obter o progresso adjunto de um maior bem-estar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s