Por que optar pela homeopatia?

A medicina veterinária de hoje permite que nós médicos dos pequenos animais tenhamos em nossas mãos uma infinidade de tratamentos a ofertar ao nosso cliente e paciente. São diversos os medicamentos lançados a todo tempo no mercado, com resultados cada vez mais eficazes e rápidos,  dentro da alopatia. Mas também cresce o público que procura uma terapêutica menos agressiva e invasiva para seu animal.

Muitas vezes porque o organismo do paciente não responde bem a determinados medicamentos, tendo mais efeitos adversos do que benéficos; outras vezes porque quer reduzir a dosagem de medicamentos que são administrados para o resto da vida ou ainda porque o cliente já se tratou com a homeopatia e quer o mesmo tratamento para seu companheirinho de quatro patas. E assim, por vários motivos é crescente a busca pela medicina homeopática para cães e gatos.

E quais são as vantagens do uso da homeopatia?

– trata-se de uma terapia menos agressiva, não invasiva: quando bem utilizada não causa nenhum efeito colateral, não necessita de nenhum procedimento como aplicações ou cirurgias e ainda PODE evitar um procedimento mais invasivo em alguns casos.

– é uma terapia que preza muito a relação custo benefício: os medicamentos homeopáticos, como são extraídos da própria natureza, possuem um baixo custo. E em alguns casos apenas uma dose da medicação já vai trazer melhora ao quadro clínico.

– possui fácil administração: a homeopatia pode ser administrada em forma de glóbulos, suspensão, sprays, pós. E em qualquer uma de suas formas de apresentação possui necessidade de administração em dose única ou por poucos dias. Como também não possui sabor, pois seu veículo é a base de lactose ou sacarose, pode ser administrado diretamente na boca ou sobre a comida que o animal aceitará muito bem. Comumente não há exigência de horários corretos facilitando também a adaptação da medicação ao dia-a-dia do proprietário.

– pode ser curativa e preventiva pois avalia-se o paciente como um todo. Na homeopatia tratamos o indivíduo e não somente a doença. Essa forma de avaliar, permite que além de curarmos o animal, consigamos também atuar em sua predisposição, nos fatores que o tornam vulnerável a determinadas afecções. Assim, permitimos um bem-estar geral ao paciente. E bem-estar significa sentir-se bem física e mentalmente.

A homeopatia, individualizando o paciente, faz com que nós, homeopatas, nos aproximemos mais ainda do animal e estreitemos o vínculo do paciente com o proprietário.

Esta terapia pode atuar em doenças agudas, crônicas ou terminais. Como tratamos a energia do paciente será visível uma melhora em todos os sistemas do organismo do animal e não somente a supressão de seus sintomas. Em casos crônicos conseguimos reduzir dosagem de medicamentos alopáticos, dando uma ótima qualidade de vida ao animal. Em casos de doenças terminais, como câncer, além de prezar a qualidade de vida, permitimos que nosso paciente prepare-se emocionalmente para esse momento, que acontecerá de forma suave e sem dor.

Ou seja, por que não optarmos por uma terapia que visualiza além do físico toda a parte emocional do paciente? Cães e gatos relacionam-se com seus proprietários, sofrem influências do meio, seja do clima ou da interação com outros animais e/ou pessoas. Isto é, são seres dotados de emoção.

Quando o meio influencia negativamente o animalzinho, isso vai gerar sofrimento a ele e consequentemente doença. A homeopatia busca o equilíbrio dessa interação.

Com o tratamento homeopático prezamos o indivíduo que está por trás dos sinais de enfermidade. A enfermidade é apenas o sinal do desequilíbrio de energia. O paciente é a energia. É isso que se deve tratar para que realmente se obtenha a real cura.

Por isso devemos abrir nossa consciência para essa terapia, digamos que ainda recente na medicina veterinária, mas sempre mostrando muita eficiência num modo tão peculiar de tratar o paciente.

O objetivo supremo da medicina é curar, é promover o bem-estar. E em toda amplitude do significado dessas palavras, a homeopatia exerce integralmente sua função dentro não somente da terapêutica, mas também da  filosofia científica.

Já é tempo de não somente vermos o novo, mas também  de acreditarmos.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s