Alimentos x Inverno

Você sabia que cada alimento além do valor nutricional que agrega em nossa dieta também pode atuar de acordo com sua energia?! Sim, cada alimento possui uma determinada característica energética que poderá auxiliar no equilíbrio daquele indivíduo que se alimenta dele. Existem alimentos com capacidade de resfriar, aquecer, umedecer, secar o organismo, entre outras funções.Resultado de imagem para dog winter

Na Medicina Tradicional Chinesa nosso organismo pode adoecer quando sofre de invasões de patógenos como: vento, umidade, calor e frio. Se nossa imunidade permitir esse patógeno irá se instalar e ocasionar as doenças.

Dessa forma, com a ingestão frequente e adequada de determinado alimento conseguimos prevenir e tratar determinadas patologias.

Agora com a chegada do inverno é muito comum ocorrer invasões de vento, frio e/ou umidade(outono e início inverno) ou secura. Por isso vemos maior ocorrência de gripes, resfriados, tosses, corizas, pneumonias, sinusites, constipação. O elemento dessa estação fria é o Metal, que rege o pulmão e intestino grosso. Resultado de imagem para dog eating chicken soup

Logo, convém utilizarmos mais alimentos com característica YANG (pois inverno é Yin) isto é, uma energia aquecedora, que faz movimentar, e em alguns casos podemos utilizar também alimentos que sequem (pneumonias, corizas, dermatites úmidas) ou umedeçam (constipação, tosse seca, amigdalites) dependendo das características do indivíduo. É uma ótima época para utilizarmos também alimentos que fortaleçam imunidade e facilitem a expulsão do patógeno externo, para isso lançamos mão dos alimentos picantes.

Abaixo segue alguns exemplos desses alimentos que podem ser acrescentados na dieta de seu cão/ gato, com maior frequência nessa estação.

  • alimentos quentes: carne de frango, carne de cordeiro, atum, batata doce, aveia, repolho, abobrinha, couve, cenoura, quinoa, gengibre, canela, mel, alho.
  • alimentos que fortalecem/ estimulam: arroz branco, trigo germinado, ovos, frango, cogumelos, canela, gengibre.
  • alimentos que secam a umidade: amaranto, centeio, aipo, nabo, cogumelos.
  • alimentos que umedecem: sardinha, cevada, batata, banana.

Além dos alimentos com característica energética aquecedora, importante também preferir os caldos, alimentos cozidos, sempre servidos na temperatura morna a quente. Evitar os alimentos crus nessa época.Imagem relacionada

Outra dica é sempre utilizar os alimentos da estação. Normalmente eles possuem características energéticas que beneficiarão nosso organismo para enfrentar aquela estação em questão. Alimentos dessa estação: abóbora, inhame, batata doce, pokãn, mexerica, caqui, damasco, nozes, cenoura, espinafre, couve.

Lembro que o essencial é sempre variar para manter o equilíbrio. Prevalecer os alimentos que favorecem o organismo nessa época é essencial, mas variar com alimentos de característica mais neutra como carne bovina, beterraba, inhame, são a chave para manter o equilíbrio e não ocasionar patologias por conta de muito calor.

Resultado de imagem para dogeating chicken[É uma ótima maneira de prevenir as doenças do inverno, não é?! Sem medicações e sem excessos, apenas caprichando no cardápio de nosso amigo peludo, cuidando de sua saúde de forma saborosa!

IMPORTANTE RESSALTAR QUE essas dicas de alimentos são para animais saudáveis, consulte sempre o veterinário nutrólogo para lhe orientar da maneira adequada e jamais utilize essas dicas em cães e gatos com patologias ou outras restrições.

A Nutrologia é uma importante ferramenta terapêutica que atua com eficácia também na Medicina Preventiva, podendo ser associado ou não aos conceitos de Dietoterapia segundo a Medicina Chinesa. Porém, é essencial que se tenha conhecimento sobre elaboração de um cardápio balanceado para que o paciente realmente comprove esses efeitos benéficos em sua saúde.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s